A história da ARPIB

A constituição

A Associação de Reformados, Pensionistas e Idosos da Buraca – ARPIB, foi constituída no dia 2 de Abril de 1978, com a designação de Comissão de Reformados Pensionistas e Idosos da Buraca (CRPIB), com sede na Estrada de Alfragide, mas foi em 7 de Junho de 1979 que se constituiu através de Escritura Pública.

Todos os fundadores eram residentes da Freguesia da Buraca e estiveram sempre ligados à concretização deste projecto, que tinha os seguintes objectivos:

  • Promover e orientar a unidade de todos os reformados, pensionistas e idosos, independentemente das suas opções políticas, concepções filosóficas ou crenças religiosas;
  • Promover a democracia interna de modo a garantir a livre expressão e debate de todos os pontos de vista, devendo, após a discussão, a minoria aceitar a decisão da maioria”.
  • A CRPIB era independente em relação ao Estado, organizações políticas ou religiosas e o seu âmbito de acção abrange a Freguesia da Buraca, Concelho da Amadora e por tempo indeterminado.

As instalações

A 31 de Julho de 1997, a Comissão assina um Protocolo de Cedência de Instalações com a Câmara Municipal da Amadora, nomeadamente com o Engenheiro Orlando de Almeida passando a sede da instituição a ser na Praceta Padre Cruz n.º1 A, Freguesia da Buraca, Concelho da Amadora e compromete-se a desenvolver actividades de apoio à população idosa na Freguesia, conforme os objectivos definidos nos respectivos estatutos, o que pressupõe a criação e manutenção de um Centro de Dia.

Instituição de utilidade pública e Instituição Particular de Solidariedade Social

No dia 2 de Abril de 2000 torna-se uma Instituição de Utilidade Pública e é igualmente alterada a denominação de Comissão, para Associação tornando-a uma Instituição Particular de Solidariedade Social (I.P.S.S.) cujo objectivo primordial é dar expressão ao dever de solidariedade e justiça social entre os indivíduos.

Este equipamento social tem agora, capacidade para iniciar a sua resposta social à população da Buraca, na sua maioria à terceira idade, através de três valências:

  • Centro de Convívio
  • Serviço de Apoio Domiciliário
  • Centro de Dia

Programa de Apoio Integrado a Idosos e Serviço de Apoio Domiciliário

Em Julho de 2005 a Associação de Reformados Pensionistas e Idosos da Buraca candidata-se ao Programa de Apoio Integrado a Idosos (P.A.I.I. – financiada pelo Instituto de Segurança Social) é aceite, dando início a mais uma valência: o Serviço de Apoio Domiciliário (SAD)  a partir de Outubro. A resposta é para 30 idosos residentes na freguesia da Buraca e da Damaia e presta cuidados de higiene e saúde ao domicílio. Os serviços básicos são:

  • O Fornecimento de Refeição;
  • A higiene Pessoal;
  • A higiene habitacional;
  • O tratamento de roupa.

A ARPIB presta também apoio psicossocial, psicológico, nos levantes, acompanhamento ao exterior e companhia.