A entidade

Dados bancarios

NIB 0010 0000 35215980001 43

IBAN PT50 0010 0000 35215980001 43

SWIFT/BIC BBPIPTPL

 

Estatutos

 

O enquadramento da entidade

A Buraca centro, onde se encontra a Associação, caracteriza-se por um edificado médio na ordem dos 60 anos, com alguma degradação. A sua população, envelhecida na sua maioria, é possuidora de médias/baixas qualificações escolares e profissionais, o que caracteriza economicamente a sua vida, traduzida em limitações a nível económico e social.

Na maioria as pensões de reforma dos idosos desta freguesia, situam-se entre os 180 e os 300 euros. As despesas de economia do lar fixas, (renda de casa, água, luz, gás, telefone e alimentação), aliadas à enorme factura de medicação, promovam muitas vezes dificuldades financeiras, que levam a situações de extrema pobreza.

Este envelhecimento é caracterizado por um contínuo aumento do número de indivíduos com mais de 65 anos. A título exemplificativo verifica-se um acréscimo na população idosa sendo que, no concelho em 2001, 55,4% da população.

É também de referir o Movimento Associativo presente, o qual confere um importante papel aos cidadãos, quer a nível desportivo, social e cultural.

É neste enquadramento que surge actualmente o trabalho social da Associação de Reformados, Pensionistas e Idosos da Buraca, uma Instituição Particular de Solidariedade Social prioritariamente vocacionada para a intervenção junto da população idosa mais carenciada da mesma freguesia. A instituição têm como finalidade dinamizar acções que sensibilizem e provoquem intervenções de apoio aos idosos, a criação de condições para a plena participação social, o fácil acesso das pessoas idosas aos benefícios que lhes são concedidos, bem como o simples exercício dos seus direitos enquanto cidadãos

Entre os principais objectivos da Associação de Reformados Pensionistas e Idosos da Buraca destacam-se os seguintes:

  • Prestar apoio Psicossocial;
  • Proceder, quando necessário, ao encaminhamento das situações-problema para as entidades competentes;
  • Fomentar as relações interpessoais ao nível dos idosos e destes com outros grupos etários e da comunidade, de forma a evitar o isolamento;
  • Divulgar junto dos idosos informação sobre os seus direitos/deveres e benefícios.
  • Contribuir para a manutenção e/ ou melhoria das capacidades físicas e mentais do idoso.

A ARPIB desenvolve acções de cariz cultural:

  • Visitas culturais
  • Sessões de informação
  • Ateliers e actividades lúdicas e artísticas

E preconiza a acção social da freguesia, através de:

  • Centro de convívio
  • Centro de dia
  • Serviço de apoio domiciliário

Assim prevê-se realizar um trabalho em parceria com um único e exclusivo objectivo geral, melhorar a qualidade de vida da população idosa, prestando serviços necessários ao bem-estar dos utentes.